O blog TAVERNA DOS PETULANTES é formado por seis amigos, todos estudantes da Turma 85 do curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que tem como intenção escrever sobre variedades, ou seja, um espaço aberto, sem delimitações ou barreiras. Aqui você encontrará de tudo um pouco nas nossas colunas, onde cada um tem a liberdade de escrever sobre o que quiser. Mas nossa principal intenção é aumentar a voz de quem quer falar, não hesitando em nada. Somos jovens e livres, temos que aproveitar esses dois fatores, e temos como principal intenção levar a verdade ao leitor, menos do que isso não é decente. Como a TAVERNA DOS PETULANTES é um espaço aberto, sinta-se a vontade para opinar, criticar, colaborar, corrigir, elogiar (falar mal também), esse espaço é seu, leitor, somos apenas seus humildes e queridos empregados. Desde já agradecemos a todos que nos visitarem.

Para uma melhor visualização do blog não utilize o Internet Explorer, pois ele bloqueia misteriosamente nossa foto de abertura. Obrigado!

Siga-nos no twitter: @ospetulantes

Contato: tavernadospetulantes@gmail.com

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Notícia do dia: Político é preso por desviar dinheiro público

Acho que vou morrer e nunca ver tal notícia, um sonho de difícil realização. Passei muito tempo sem escrever para o blog, mas agradeço ao Linik e à Paula por manterem os petulantes vivos. Mas todo esse tempo procurei ter uma reflexão sobre o fato acima. É intrigante como desvio de dinheiro público tem como simples punição a perda dos direitos políticos, ou seja, o digníssimo político fica inelegível por 8 anos, e nem sequer devolve a grana. Que punição é essa!!!

Vivemos procurando mostrar toda a sujeira por trás da grande maioria das administrações públicas, muitas vezes conseguimos com relevante sucesso, mas na hora da punição é aquela festa: prisão na polícia federal (em raríssimos casos), prisão domiciliar (dos que são presos a maioria termina com tal pena, muito dolorosa, diga-se de passagem), perder direitos políticos (e daqui a duas eleições voltar às urnas), e particularmente, nunca vi, mas não afirmarei que nunca aconteceu (pois teria que fazer uma pesquisa aos meus alfarrábios), ter que devolver o dinheiro roubado. Porque não tentar aturar em outra frente: se políticos corruptos não são presos, porque não prendê-los?

Não vejo diferenças entre roubar dinheiro público e cometer homicídio, CALMA, NÃO É RIDÍCULO PENSAR ASSIM! Apresentarei meus argumentos e como o blog é aberto a todos, peço que opinem, inclusive se algum advogado estiver nos lendo, favor também opinar e se necessário, fazer correções, pois nos Petulantes nada é absoluto ou imutável, a discussão aqui é sempre bem-vinda.
  • Primeiro argumento: quem rouba da saúde não mata também?Desvio de verbas, dinheiro mau empregado = falta de infra-estrutura no serviço de saúde pública – quem paga por tal canalhice: a população, claro. Quem rouba da saúde, literalmente rouba saúde alheia, não vejo outro fim que não seja o aumento do número de mortes, queda da qualidade de vida, e CAOS! Logo penso, que quem rouba da saúde, de forma INDIRETA (escrevo assim para evitar aqueles chatos que sempre enchem o saco e não chegam a lugar algum), também é responsável por mortes que venham a ocorrer, que seja por falta de medicamentos, falta de equipamentos, hospitais superlotados, etc. Um pequeno exemplo: MORTES RECENTES QUE OCORRERAM NO PRONTO SOCORRO DE CUIABÁ (é só digitar no Google que aparece a matéria)
  • Segundo argumento: todo político é eleito pela população que confiou em seu caráter e suas promessas (fazer o que, ainda existe gente que acredita), e se o excelentíssimo rouba dinheiro público, é como se estivesse enganando milhares de pessoas que ajudaram a elegê-lo, é vender um produto que não funciona, é prejudicar  toda uma cidade, estado ou país! Não tem escolas, hospitais, creches, lazer, nada, e o que tem, geralmente está quebrado ou não funciona. Com certeza alguém sairá prejudicado nessa situação, é comprometer todo andamento social e econômico de uma população!

  •   Terceiro argumento (confesso que dá vontade de rir ao ler isso): todo funcionário público que rouba dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, usa de seu cargo para ter benefícios, comete o que a lei chama de PECULATO, e a pena é reclusão de 2 a 12 anos, além de multa, e todo político também é um funcionário público, porque então não são simplesmente PRESOS!  Infelizmente não consigo enxergar outra solução pra acabar com a corrupção, como diria um amigo meu: CADEIA NELES! (HAHAHAHAHAHAHA).
No final são sempre carros luxuosos, mansões, contas recheadas, viagens, festas. No meu ponto de vista, comete-se tamanha atrocidade por tão pouco, sim, pouco, pois tudo isso tem um preço: a dignidade e a liberdade, maravilhosos presente entregues ao ser humano no momento do nascimento, presentes que não deveriam possuir valor nem validade, pois no fim os bens materiais não cabem no apertado túmulo. No momento da morte, perde-se tudo, com exceção destas duas coisas, que de forma incrível só pertencem ao seu dono, impossíveis de serem deixadas para outro, logo não devem ser vendidas por tão pouco.

Thomaz Zeferino






Nenhum comentário: