O blog TAVERNA DOS PETULANTES é formado por seis amigos, todos estudantes da Turma 85 do curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que tem como intenção escrever sobre variedades, ou seja, um espaço aberto, sem delimitações ou barreiras. Aqui você encontrará de tudo um pouco nas nossas colunas, onde cada um tem a liberdade de escrever sobre o que quiser. Mas nossa principal intenção é aumentar a voz de quem quer falar, não hesitando em nada. Somos jovens e livres, temos que aproveitar esses dois fatores, e temos como principal intenção levar a verdade ao leitor, menos do que isso não é decente. Como a TAVERNA DOS PETULANTES é um espaço aberto, sinta-se a vontade para opinar, criticar, colaborar, corrigir, elogiar (falar mal também), esse espaço é seu, leitor, somos apenas seus humildes e queridos empregados. Desde já agradecemos a todos que nos visitarem.

Para uma melhor visualização do blog não utilize o Internet Explorer, pois ele bloqueia misteriosamente nossa foto de abertura. Obrigado!

Siga-nos no twitter: @ospetulantes

Contato: tavernadospetulantes@gmail.com

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Blue Valentine e Em Um Mundo Melhor




“Como é quando se apaixona? Querida, acho que nunca descobri.” (Blue Valentine)


Desta vez adentrarei um pouco a sétima arte – o cinema –, mais especificamente os dois filmes acima, uma vez que os vi recentemente e me inspiraram bastante. Blue Valentine é um filme americano que despertou imensos aplausos em Cannes e Toronto. “Em Um Mundo Melhor”, por sua vez, é o dinamarquês vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2011. Ambos são fortes, perturbadores e inquietantes, como os filmes devem ser. Cinema, para mim, não é só entretenimento, é uma forma de expressão, crítica, genialidade.


Comecemos por Blue Valentine. Ele deve ter levado muitos casais apaixonados ao cinema, pois o nome em nossa terra tupiniquim recebeu a tradução: “Namorados Para Sempre”. Muito romântico, não? Contudo, um filme que supostamente parece romântico pelo título, é um drama. A primeira cena do filme dá-se com uma criança gritando desesperadamente “Megan!”, o nome da cachorra que desapareceu, depois entra em casa, acorda o pai e, por conseguinte, ambos pulam sobre a mãe que dormia na cama. Parecia, inicialmente, uma família muito feliz.

Com o desenrolar da trama, porém, começamos a ver que não é bem assim. E, paulatinamente, a história torna-se cada vez mais envolvente e perturbadora. Simplesmente não conseguia tirar os olhos da tela, queria entender o porquê daquela tensão entre os dois, a esposa, Cindy, não me parecia tão apaixonada, ao contrário do marido, Dean. Este, por seu turno, numa tentativa de colocar o relacionamento nos eixos, convida-a para passar uma noite num motel, longe da cidade. A esposa cria resistência, no entanto cede ao pedido.

Pouco antes deste momento começam os flashbacks, aí podemos entender o presente de forma mais clara, como se conheceram e se casaram. O roteiro e as atuações, para mim, são os grandes trunfos deste drama, embora a câmera tenha ótima contribuição também, porque capta cenas de ângulos fascinantes, o que eleva a qualidade do filme. Enfim, dessa forma segue o filme – entrecortado de flashbacks e diálogos carregados –, impossível ser completamente impassível neste drama.

Blue Valentine faz-nos pensar até quando o amor existe, perguntarmo-nos várias vezes se ele realmente existe. Próximo ao final da película, vemos que eles se amaram em algum ponto do passado, mas Cindy não acompanhou este amor, perdeu-o no cotidiano, tornou-o banal até morrer, enquanto Dean continuava a nutrir o mesmo amor de outrora. A verdade é que, às vezes, parece-nos que Cindy aprendeu a gostar dele, aprendeu a amá-lo, nunca foi um amor de verdade. E depois do casamento o sentimento desapareceu, minguou.

Derek Cianfrance choca-nos com este filme, essa é a verdade. Ele contém cenas picantes e é bastante realístico, de tal maneira que em algumas cenas o amor de Dean era palpável, assim como a frieza de Cindy. Fazia-me pensar “e se este fosse meu casamento?” E aposto que todos aqueles que foram ao cinema ou assistiram em suas próprias casas, como foi meu caso, pensaram nisso, é impossível não pensar. Ver a degradação, passo a passo, de um casamento é duro, e assistimos a este, confortavelmente sentados, nem por isso relaxados. Blue Valentine não é um filme Hollywoodiano, por isto ninguém termina o filme em prantos de felicidade e dizendo “o amor é lindo”, choram sim, mas tendo a certeza de que “o amor pode ser o céu ou o inferno”. O amor aqui é real, machuca e conforta. Como escreveu o romancista francês Stendhal: “amor é uma rosa que se deve buscar a beira do precipício”, e Dean caiu neste precipício. A última cena da película é, permitam-me um pouco de licença poética, lindamente triste.

O dinamarquês “Em Um Mundo Melhor” é um drama que tem como ‘guia’ duas crianças. Mas antes de falar da trama faço um parêntese. O que há de melhor nesta película, para mim, é a fotografia cheia de cores vivas, quem assistiu sabe do que estou falando, impossível não se render e apreciar os campos, os moinhos, o céu e tudo mais. Obviamente que a fotografia não fez este filme vencer o Oscar, até porque o alemão “A Fita Branca”, de Michael Haneke, tinha também uma fotografia fantástica mesclada a uma película em preto e branco, mas perdeu para o argentino “O Segredo de Seus Olhos”, em 2010, que é um ótimo filme, diga-se de passagem. Vale ressaltar, ainda, que “Em Um Mundo Melhor” é a terceira vez na história do Oscar que a Dinamarca arremata a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro, e este país tem ótimos diretores, vide Lars Von Trier, um dos aclamados diretores da atualidade, diretor do polêmico e perturbador Antichrist e do excelente Dogville – estrelado por Nicole Kidman –, um filme extremamente inovador e filosófico.

Voltemos à trama. O início do filme passa-se na África, em um acampamento de uma espécie de “Médicos Sem Fronteiras”, uma camionete passa e uma multidão de crianças corre, sorridente, acenando, é um ótimo cartão de visitas aos telespectadores pela beleza da cena. Porém, o filme passa-se essencialmente em uma cidadezinha dinamarquesa, típica de interior, pacata, onde Elias e Christian tornam-se amigos. Elias vivia constantemente atormentado pelos colegas na escola, é o clássico bullying. Até que Christian espanca o responsável pelos maus tratos dirigidos ao novo amigo – Elias. Deste momento em diante a amizade entre ambos torna-se sólida. Aliás, preconceito, falta de comunicação e intolerância são os temas que permeiam o filme.

“Em Um Mundo Melhor” vemos, ainda, o drama da família de ambos os garotos, mas mais do que isso, vemos a violência que está em todos os cantos, desde a pacata cidade dinamarquesa até os confins da África. Percebemos como a falta de diálogo numa família é elemento gerador de discórdia; como um simples tapa no rosto dispara um desejo de vingança irreprimível e causador de desastres. Os filhos e seus pais não têm diálogos muito fluentes, há momentos em que as crianças chegam para conversar, mas os progenitores não dão muita importância e vice-versa.

O filme, pois, reflete de forma intensa uma realidade – a falta de comunicação entre as pessoas. E é justamente esta a grande causadora dos problemas no filme, o que não é dito fica reprimido nas crianças, e elas procuram de algum modo fazer justiça com suas próprias mãos, pois é mais fácil seguir seus pensamentos do que debaterem com seus pais, que também estão perdidos em seus problemas pessoais. E assim caminha a trama, da mesma forma que a humanidade – pais sem ouvir os filhos e estes, por sua vez, vivem a procurar um equilíbrio por si mesmos, em meio a um mundo violento e intolerante.

Susanne Bier conseguiu fazer um excelente trabalho neste “Em Um Mundo Melhor”, envolve-nos, e, a meu ver, mereceu o Oscar, embora seus outros concorrentes tenham sido fortes e também merecedores. “Biutiful”, provavelmente, não levou a estatueta pela melancolia pungente do primeiro ao último minuto – característica marcante dos filmes do Iñarritu –, mesmo com a brilhante atuação de Javier Bardem, mas isso não vem ao caso neste texto.


Trailers:

Nenhum comentário: