O blog TAVERNA DOS PETULANTES é formado por seis amigos, todos estudantes da Turma 85 do curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que tem como intenção escrever sobre variedades, ou seja, um espaço aberto, sem delimitações ou barreiras. Aqui você encontrará de tudo um pouco nas nossas colunas, onde cada um tem a liberdade de escrever sobre o que quiser. Mas nossa principal intenção é aumentar a voz de quem quer falar, não hesitando em nada. Somos jovens e livres, temos que aproveitar esses dois fatores, e temos como principal intenção levar a verdade ao leitor, menos do que isso não é decente. Como a TAVERNA DOS PETULANTES é um espaço aberto, sinta-se a vontade para opinar, criticar, colaborar, corrigir, elogiar (falar mal também), esse espaço é seu, leitor, somos apenas seus humildes e queridos empregados. Desde já agradecemos a todos que nos visitarem.

Para uma melhor visualização do blog não utilize o Internet Explorer, pois ele bloqueia misteriosamente nossa foto de abertura. Obrigado!

Siga-nos no twitter: @ospetulantes

Contato: tavernadospetulantes@gmail.com

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Stairway To Heaven: mais que uma música, um hino

“Todo músico quer fazer algo de qualidade duradoura, algo que permanece relevante por muito tempo e acho que conseguimos isso com ‘Stairway’.” (Jimmy Page – guitarrista e principal compositor da banda)

“And she’s buying a stairway to heaven...”

 

Todo ser humano que tenha um mínimo grau de cultura já ouviu falar da banda britânica Led Zeppelin e sua eterna canção Stairway To Heaven, que se tornou o símbolo de uma década, marcou a história da música e foi eleita como uma das melhores canções do século XX. Led Zeppelin tinha como base o blues misturado ao rock n’ roll, além de influências do reggae, jazz, country, funk, rock progressivo, e criaram as bases para o futuro heavy metal – que surgiria com o Black Sabbath quase concomitantemente. A propósito, Stairway To Heaven é minha canção favorita, ouço-a frequentemente, e é a música que mais ouvi na vida, por isso dedico um texto a ela no blog. Segue adiante um artigo, retirado da internet* dissecando toda a história deste clássico mundial e atemporal.



"Stairway to Heaven" é uma música da banda inglesa de Rock LED ZEPPELIN. Ela foi composta pelo guitarrista Jimmy Page e pelo vocalista Robert Plant para o quarto álbum de estúdio da banda, sem título. A música foi escolhida em 3º lugar no ano 2000 pela VH1 em sua lista das 100 Melhores Músicas do Rock. Ela foi a música mais pedida nas FMs dos EUA nos anos 70, apesar de nunca ter sido lançada como single por lá. Em novembro de 2007, através de downloads pagos que promoveram o lançamento da compilação “Mothership” do LED ZEPPELIN, "Stairway to Heaven" alcançou o nº 37 na parada britânica de singles.


Composição e lançamento


A gravação de "Stairway to Heaven" começou em dezembro de 1970 no estúdio Basing Street da Island Records em Londres. A canção foi completada em 1971 quando Plant adicionou a letra durante as gravações para Led Zeppelin IV no estúdio Headley Grange em Hampshire. Page então voltou para os estúdios da Island para gravar seu solo de guitarra.

A música foi criada em 1970 quando Jimmy Page e Robert Plant estavam em Bron-Yr-Aur, uma pequena residência localizada no País de Gales, após a quinta turnê norte-americana do Led Zeppelin. De acordo com Page, a parte instrumental foi escrita por ele “durante um longo período, a primeira parte surgindo numa noite em Bron-Yr-Aur". Page sempre mantinha um gravador de fitas cassete por perto e a idéia para "Stairway" surgiu de fragmentos de música gravada.

John Paul Jones, baixista do Led Zeppelin explicou que, após sua criação em Bron-Yr-Aur, a música foi apresentada a ele:

“[Page e Plant] voltariam das montanhas galesas com a introdução e o riff da guitarra. Eu literalmente a ouvi em frente de uma grande fogueira em uma casa de campo! Eu peguei uma flauta baixo e toquei um riff bem simples que nos deu uma introdução, depois fui até um piano para a seção seguinte, acompanhando as guitarras”.

Numa entrevista de 1977, Page explicou: “Eu ainda tenho a fita original que estava gravando no momento em que tocamos a ‘Stairway To Heaven” completa com a banda. Eu já tinha preparado tudo na noite anterior com John Paul Jones, anotado as mudanças e coisas assim. Naquele momento estávamos morando na mesma casa e trabalhando juntos regularmente, então, no dia seguinte, começamos a trabalhar nela. Havia apenas uma parte onde havia um pequeno problema. Por alguma razão desconhecida, Bonzo não conseguia acertar o ritmo na parte com as doze cordas antes do solo. Mas, fora isso, tudo fluiu muito bem”.

Os arpejos de guitarra da abertura da música são muito semelhantes à melodia de guitarra da música instrumental "Taurus", da banda americana SPIRIT, para quem o Led Zeppelin abriu numa turnê em 1968. O primeiro esboço de letra, escrito pelo vocalista Robert Plant próximo a uma lareira numa noite em Headley Grange [N.: famoso estúdio inglês], foi parcialmente improvisado e Page afirmou que "grande parte da letra foi escrita naquele momento". Jimmy Page estava dedilhando as cordas e Robert Plant estava com lápis e papel. Plant disse que, de repente, “minha mão estava escrevendo as palavras: ‘Há uma senhora que está certa, tudo o que reluz é ouro, e ela está comprando uma escadaria para o céu’. Eu simplesmente sentei, olhei para elas e quase pulei da cadeira”. A própria explicação de Plant para as letras foi que “era uma divagação cínica sobre uma mulher que sempre conseguia tudo o que queria sem dar a isso a devida reflexão ou consideração. O primeiro verso começa com aquele cínico movimento da mão... que foi suavizando depois”.

A letra da música refletia aquilo que Plant estava lendo no momento. O cantor estava estudando minuciosamente a obra do antiquário britânico Lewis Spence, e depois citou o livro “Magic Arts in Celtic Britain” [N.: Artes Mágicas na Grã-Bretanha Celta] de Spence como uma das fontes para a letra da música.

Em novembro de 1970, Page deu uma dica sobre a existência da nova música a um jornalista em Londres: “É uma idéia para uma faixa realmente longa... Você sabe como ‘Dazed and Confused’ e outras músicas nesse estilo eram divididas em seções? Bem, queremos tentar algo novo com órgão e violão que aos poucos aumentam de intensidade e, em seguida, entram as partes elétricas... Poderá ser uma faixa de quinze minutos.”

A gravação de estúdio completa foi lançada no Led Zeppelin IV em novembro de 1971. A gravadora da banda, Atlantic Records, estava muito interessada em lançar essa faixa como single, mas o empresário da banda, Peter Grant, recusou-se a fazer isso em 1972 e em 1973. O resultado dessa decisão foi que as pessoas começaram a investir no quarto álbum como se fosse um single. Nos EUA, a Atlantic lançou "Stairway to Heaven" como single promocional de 7" em 1972.

Música


A música consiste de várias seções distintas, começando com uma introdução suave com um violão de 6 cordas dedilhado e três flautas em estilo renascentista. (terminando aos 2:15) e gradualmente passando a uma seção intermediária elétrica lenta (2:16-5:33), antes da seção final mais rápida, ao estilo hard rock (5:34 até o fim). Page afirmou que a música “acelera como num fluxo de adrenalina”.

De acordo com Page, "Stairway to Heaven" cristalizou a essência da banda. “Ela tinha tudo e mostrou a banda em sua melhor forma... como uma banda, como uma unidade. Não estou falando apenas de solos ou coisas desse tipo, ela tinha tudo. Nós tivemos o cuidado de nunca lançá-la como single. Ela foi um marco para nós. Todo músico quer fazer algo de qualidade duradoura, algo que permanece relevante por muito tempo e acho que conseguimos isso com ‘Stairway’. [Pete] Townshend provavelmente achou que conseguiu isso com Tommy. Eu não sei se tenho a habilidade para fazer isso de novo. Eu tenho que trabalhar muito antes de poder chegar perto desses estágios de total e consistente brilhantismo”.

Performances ao vivo


A performance pública inaugural da música ocorreu no Ulster Hall de Belfast [N.: Irlanda do Norte] em 5 de março de 1971. O baixista John Paul Jones lembra que a platéia não ficou impressionada: “Eles ficaram de saco cheio de esperar para ouvir algo que conheciam”. Entretanto, Page afirmou que, numa das primeiras apresentações no LA Fórum [N.: Los Angeles, Califórnia], antes mesmo do álbum ser lançado, que:

“Não estou dizendo que a platéia inteira aplaudiu de pé – mas uma boa parte sim. E eu pensei, ‘Isso é incrível, porque ninguém ainda ouviu essa música. Esta é a primeira vez que eles estão ouvindo!’ A música obviamente os emocionou, então eu soube que ela tinha algo de especial.
A estreia de "Stairway to Heaven" nas rádios foi gravada no Paris Cinema [N.: Teatro localizado em Londres] em 1º de abril de 1971 para um auditório e transmitida três dias depois pela BBC.

"Stairway to Heaven" foi executada em quase todos os concertos seguintes do Led Zeppelin, somente sendo omitida em raras ocasiões, quando os shows eram interrompidos por toques de recolher ou problemas técnicos. A última apresentação da banda tocando a música foi em Berlim em 7 de julho de 1980, que também foi seu último show por 27 anos; a versão também foi uma das mais longas, com duração de quase quinze minutos.

Quando tocava a música apartamento vivo, a banda frequentemente a estendia para mais de dez minutos, com Page tocando um solo de guitarra mais extenso e Plant acrescentando alguns improvisos líricos, como “Alguém se lembra de rir?”, “Esperem um minuto!” e “Espero que sim”. Para tocar essa música ao vivo, Page usava uma Gibson EDS-1275 “double neck” para que ele não precisasse parar para mudar de uma guitarra de seis para uma de doze cordas.

Por volta de 1975, a música normalmente encerrava os shows do Led Zeppelin. Entretanto, depois de sua turnês nos EUA em 1977, Plant começou a se cansar de "Stairway to Heaven": “Há um limite para quantas vezes você pode cantá-la com entusiasmo... Depois acaba virando hipocrisia”.

A música foi tocada de novo pelos membros remanescentes do Led Zeppelin no concerto Live Aid concert em 1985; no concerto pelo aniversário de 40 anos da Atlantic Records em 1988, com Jason Bonham na bateria; e por Jimmy Page em versão instrumental nas suas turnês solo.

No final dos anos 80, Plant deixou clara sua impressão negativa da música em entrevistas. Em 1988, ele afirmou:
“Eu ficaria com urticária se tivesse que cantar ‘Stairway to Heaven’ em todos os shows. Eu escrevi aquela letra e achei que aquela música teria alguma importância e consequência em 1971 mas, 17 anos depois, eu não sei. Simplesmente não é para mim. Eu a cantei no show da Atlantic Records porque eu sou sentimental e essa foi minha maneira de dizer obrigado para a Atlantic, já que estive com eles por 20 anos. Mas chega de ‘Stairway to Heaven’ para mim”.

Entretanto, em meados dos anos 90, a opinião de Plant aparentemente ficou mais branda. Os primeiros compassos foram tocados isoladamente durante as turnês de Page e Plant no lugar das notas finais de "Babe I'm Gonna Leave You" e, em novembro de 1994, Page e Plant executaram uma versão acústica da música numa estação de notícias de Tóquio para a televisão japonesa. "Stairway to Heaven" também foi tocada no show de reunião do Led Zeppelin na O2 Arena de Londres em 10 de dezembro de 2007.

Plant diz que a execução mais inusitada da música foi aquela do Live Aid: “... com dois bateristas enquanto o Duran Duran chorava ao lado do palco – havia algo de surreal naquilo”.
Imagens em vídeo da música sendo tocada ao vivo foram preservadas no filme “The Song Remains the Same”, que mostra uma apresentação no Madison Square Garden em 1973, e no DVD Led Zeppelin, que mostra uma apresentação na Earls Court Arena em 1975. Versões em áudio oficiais também estão disponíveis na trilha sonora de “The Song Remains the Same”, no “Led Zeppelin BBC Sessions” (uma apresentação no Paris Theatre de Londres em 1971) e em “How the West Was Won” (uma apresentação na Long Beach Arena em 1972). Também há centenas de versões em áudio que podem ser encontradas em “bootlegs” não-oficiais do Led Zeppelin.

Sucesso e Legado

 

De acordo com o jornalista Stephen Davis, embora a música tenha sido lançada em 1971, demorou até 1973 para que sua popularidade crescesse até o status de “hino”. Como o próprio Page se recorda, “Eu sabia que era boa, mas eu não sabia que iria se tornar quase um hino... Mas eu sabia que era a principal do álbum, com certeza”.

"Stairway to Heaven" continua no topo das listas das maiores músicas de rock, além de encabeçar uma recente pesquisa da revista Guitar World. No aniversário de 20 anos do primeiro lançamento da música, as estações de rádio dos EUA anunciaram que a música havia sido tocada aproximadamente 2.874.000 vezes – do início ao fim, o que resultaria em 44 anos de execução. Até o ano 2000, a música havia sido tocada em rádios mais de três milhões de vezes. Em 1990, uma estação de St Petersburg, Flórida, começou sua programação exclusiva do Led Zeppelin tocando "Stairway to Heaven" 24 horas seguidas. Ela é também a partitura mais vendida na história do Rock, registrando uma média de 15.000 cópias anuais. No total, mais de um milhão de cópias foram vendidas.

A duração da música impediu que fosse lançada em versão completa como single. Apesar da pressão da Atlantic Records, a banda não autorizou que a música fosse editada para ser lançada como single, tornando "Stairway to Heaven" uma das mais conhecidas e populares músicas de Rock que nunca foram lançadas como single. Entretanto, ela chegou a aparecer como disco promocional nos EUA, prensada como faixas de 7:55 em cada lado; em um EP acústico australiano; e nos anos 90 como um livro promocional de aniversário.

A gravação da música feita pelo grupo também apareceu como a única faixa do Led Zeppelin no álbum promocional de 2 LPs da Atlantic Records, lançado em 1977 com o título de “We've Got Your Music”, sendo essa a primeira vez que "Stairway To Heaven" apareceu em uma compilação de vários artistas lançada nos EUA.

No aniversário de 20 anos do lançamento da música, a revista Esquire publicou um artigo sobre seu sucesso inesperado e sua influência duradoura. Karen Karbo escreveu: “É difícil de acreditar que alguém soubesse que essa música iria se tornar a mais popular música de Rock de todos os tempos. Afinal, ela tem oito minutos de duração e nunca foi lançada como single. ‘Hey Jude’, do Beatles, era mais curta, foi lançada em disco de 45 rotações e tinha os benefícios de possuir palavras compreensíveis e um refrão cativante. Mas ‘Hey Jude’ não é a música mais pedida de todos os tempos nas estações de rock em FM. Ninguém, nem mesmo, usou ‘Hey Jude’ como tema promocional ou tocou a música em casamentos e funerais, como aconteceu com ‘Stairway’. Mas ‘Stairway’ não conseguiria fazer sucesso hoje. Nos idos de 1971, os DJs das FMs tinham orgulho de explorarem os álbuns ao máximo para descobrir músicas diferentes e ‘cult’. Com sua enorme duração, mudanças bruscas e letra ‘cabeça’, o hino quase-medieval era a escolha perfeita. E continua sendo favorita entre ouvintes que são mais jovens do que a própria música; ouvintes que, em alguns casos, foram provavelmente concebidos enquanto a música tocava alto em alto-falantes de carros”.

Em 2004, a revista Rolling Stone a colocou em 31º lugar em sua lista das 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos. Um artigo da revista Guitar World de 29 de janeiro de 2009 classificou o solo de guitarra de Jimmy Page em primeiro lugar em sua lista dos 100 Melhores Solos de Guitarra na História do Rock’N’Roll. Erik Davis, historiador e crítico cultural fez o seguinte comentário sobre o enorme sucesso da música, sua subseqüente repercussão e seu eterno status de lenda:

“‘Stairway to Heaven’ não é a maior canção de rock dos anos 70; é o maior feitiço dos anos 70. Pense um pouco: todos nós estamos de saco cheio dela, mas, de alguma maneira enigmática, ela ainda é a número um. Todo mundo sabe disso... Mesmo a nossa antipatia e deboche são ritualísticos. As paródias idiotas; o folclore inspirado pelo filme ‘Wayne’s World’ [N.: ‘Quanto Mais Idiota Melhor’] sobre as lojas de guitarra exigindo que os clientes não a tocassem; até mesmo a rejeição pública de Robert Plant – tudo isso simplesmente comprova a regra. ‘Stairway to Heaven’ não é somente a número um. É a Única, a essência, o mais perto que poderá te levar em direção ao absoluto”.

Alegações de “Backward Masking”


No começo dos anos 80, alguns evangelistas nos EUA alegaram que havia mensagens escondidas em muitas músicas de rock populares através de uma técnica chamada “backward masking”. Um exemplo de tais mensagens escondidas que sempre era citado estava em "Stairway to Heaven." A suposta mensagem aparece durante a seção intermediária da música ("If there's a bustle in your hedgerow, don't be alarmed now...") [N.: “Se há um alvoroço em sua cerca-viva, não fique alarmado agora...”] que, quando tocada ao contrário contém as supostas referências satânicas "Here's to my sweet Satan" [N.: Brindemos ao meu doce Satã] e "I sing because I live with Satan" [N.: Eu canto porque vivo com Satã].

Em 1982, o Comitê para Proteção ao Consumidor e Materiais Tóxicos da Assembléia Legislativa da Califórnia realizou uma audiência sobre música popular, durante a qual "Stairway to Heaven" foi tocada ao contrário. Durante a audiência, William Yarroll, um auto-intitulado “pesquisador neurocientífico” alegou que mensagens ao contrário poderiam ser decifradas pelo cérebro humano.

A própria banda, na maior parte das vezes, ignorou tais alegações; em resposta às alegações, a Swan Song Records publicou a seguinte declaração: “Nossos toca-discos somente tocam em uma direção – para frente”. O engenheiro de som do Led Zeppelin, Eddie Kramer, disse que as alegações eram “Total e completamente ridículas. Por que eles iriam querer gastar tanto tempo no estúdio para fazer algo tão imbecil?”. Robert Plant expressou frustração com as acusações em uma entrevista concedida em 1983 à revista Musician: “Para mim é muito triste, porque 'Stairway to Heaven' foi escrita com a melhor das intenções e, com relação a inverter as fitas e colocar mensagens no final, essa não é a minha idéia de como fazer música”.

*Texto de origem do WHIPLASH.NET

http://www.youtube.com/watch?v=AJwsdcvFXHc

Versão ao vivo e traduzida, retirada do histórico show no Madison Square Garden, em 1973, que faz parte do clássico DVD The Song Remains The Same.

Nenhum comentário: