O blog TAVERNA DOS PETULANTES é formado por seis amigos, todos estudantes da Turma 85 do curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que tem como intenção escrever sobre variedades, ou seja, um espaço aberto, sem delimitações ou barreiras. Aqui você encontrará de tudo um pouco nas nossas colunas, onde cada um tem a liberdade de escrever sobre o que quiser. Mas nossa principal intenção é aumentar a voz de quem quer falar, não hesitando em nada. Somos jovens e livres, temos que aproveitar esses dois fatores, e temos como principal intenção levar a verdade ao leitor, menos do que isso não é decente. Como a TAVERNA DOS PETULANTES é um espaço aberto, sinta-se a vontade para opinar, criticar, colaborar, corrigir, elogiar (falar mal também), esse espaço é seu, leitor, somos apenas seus humildes e queridos empregados. Desde já agradecemos a todos que nos visitarem.

Para uma melhor visualização do blog não utilize o Internet Explorer, pois ele bloqueia misteriosamente nossa foto de abertura. Obrigado!

Siga-nos no twitter: @ospetulantes

Contato: tavernadospetulantes@gmail.com

domingo, 12 de fevereiro de 2012

“Cem anos de solidão” – Gabriel Garcia Márquez

“O mundo terá acabado de se foder no dia em que os homens viajarem de primeira classe e a literatura no vagão de carga.” (‘Cem anos de solidão’)


“Cem anos de solidão” é o carro chefe da carreira do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, dono do Prêmio Nobel de Literatura de 1982. Ora, é sabido que este Nobel – ao contrário dos demais – não é dado a apenas um trabalho específico, e sim pelo conjunto das obras, contudo o livro em questão, indubitavelmente, é muito responsável pelo colombiano ter recebido o prêmio. Tudo começa com um ótimo título, bastante simpático e interessante. Porém, o que faz com que “Cem anos de solidão” seja uma obra-prima e, para muitos, o melhor livro da América Latina e o segundo da língua espanhola, perdendo apenas para “Dom Quixote” de Miguel de Cervantes?

Primeiro não pense que a obra estará repleta de frases esplêndidas, filosóficas, seria uma ilusão, embora muito aceitável. A narrativa é corrida, quer dizer, parece-me que autor simplesmente deixou a mão fluir, escreveu quase automaticamente todas as linhas sem muito pensar. Os fatos sucedem-se de forma corriqueira e quanto mais avançamos na história, mais ela se torna difícil devido ao número de personagens, bem como de fatos. A narrativa, portando, com o avançar das páginas, torna-se envolvente, confusa e brilhante.

A confusão dá-se pela quantidade de membros da família Buendía. Gabriel Garcia Márquez narra um século desta família, e os nomes de alguns personagens repetem-se nas gerações, como José Arcádio, Aureliano e Aureliano José, portanto é uma tarefa hercúlea você saber exatamente quais destes o escritor se refere, ainda mais se não prestar a devida atenção. Porém, a nova edição traz a árvore genealógica dos Buendía, e como a consultei! E em alguns pontos a narrativa vai e volta.

“Cem anos de solidão” passa-se na fictícia Macondo, uma cidadezinha no interior da Colômbia fundada por José Arcádio Buendía e mais umas vinte famílias, cercada por um pântano ao sul, uma cadeia de montanhas ao leste, uma mata densa no norte e oeste. E durante a narrativa a cidade vai se transformando de casas de pau a pique a casas de última geração com muros e cercas elétricas.

A narrativa como um todo é uma sucessão de traição, loucura, ganância, egoísmo, desapego pelo amor platônico e até incesto. Mesmo assim os Buendía são personagens fascinantes que não queremos nunca largar, procuramos cada vez mais saber de suas peripécias e suas excentricidades.

Gabriel Garcia trata na obra, inclusive, do conflito político entre conservadores e liberais que arrasou toda a América Latina, demonstrou como a guerra civil destruiu lares, como os votos eram manipulados e que no fim ambos os partidos eram a mesma corja. Além disso, o colombiano pintou o quadro da invasão das superpotências na América, buscando nossas matérias primas, esgotando nossos recursos, criticando, principalmente, os Estados Unidos. E não para por aí, ele narrou a manipulação da imprensa, o falso jornalismo que fecha os olhos para os massacres em favor das classes dominantes. Ora, isso se sucedeu durante um século! Eis a magia de “Cem anos de solidão”, é a nossa história sendo contada de forma literária, metafórica. Sem contar as fabulosas passagens em que uma virgem elevou-se aos céus, o rapaz que vivia rodeado por um turbilhão de borboletas amarelas, os ciganos alquimistas, os quatro anos ininterrupitos de chuva, a chuva de flores, e muito mais. O clímax, entretanto, fica com o final da narrativa, é neste momento que bebemos a última gota de genialidade e todo o século da família Buendía nos faz sentido; e, por fim, com certa tristeza, despedimo-nos de Macondo, mas com a certeza de que um dia retornaremos a ela, aos Buendía.

“Cem anos de solidão” é fruto de uma mente fértil, é aquele tipo de livro que deve ser sempre lembrado por todos os amantes da boa literatura, que deve ser um dos pilares, fonte de inspiração a todos aqueles que um dia queiram seguir a carreira de escritor. Foi, inclusive, eleito um dos livros mais influentes e importantes do século XX, numa lista que continha ninguém menos que “Ulysses” de James Joyce, “O Processo” de Kafka, “O Som e a Fúria” de Faulkner, “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa, “O Estrangeiro” de Camus, "1984" de Orwell, "Em Busca do Tempo Perdido" de Proust, e muitos mais. Ler “Cem anos de solidão” é enveredar-se por uma cidade desconhecida, apaixonante, e que nos vemos ali refletidos.

Nenhum comentário: