O blog TAVERNA DOS PETULANTES é formado por seis amigos, todos estudantes da Turma 85 do curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que tem como intenção escrever sobre variedades, ou seja, um espaço aberto, sem delimitações ou barreiras. Aqui você encontrará de tudo um pouco nas nossas colunas, onde cada um tem a liberdade de escrever sobre o que quiser. Mas nossa principal intenção é aumentar a voz de quem quer falar, não hesitando em nada. Somos jovens e livres, temos que aproveitar esses dois fatores, e temos como principal intenção levar a verdade ao leitor, menos do que isso não é decente. Como a TAVERNA DOS PETULANTES é um espaço aberto, sinta-se a vontade para opinar, criticar, colaborar, corrigir, elogiar (falar mal também), esse espaço é seu, leitor, somos apenas seus humildes e queridos empregados. Desde já agradecemos a todos que nos visitarem.

Para uma melhor visualização do blog não utilize o Internet Explorer, pois ele bloqueia misteriosamente nossa foto de abertura. Obrigado!

Siga-nos no twitter: @ospetulantes

Contato: tavernadospetulantes@gmail.com

sábado, 17 de setembro de 2011

O que acontecerá quando as grandes bandas se forem?





“Todas as bandas que deixaram um legado,
tiveram uma história de grande importância no passado.”(Wagner’d Rock)


Já parou para pensar em tal desgraça? Quando os últimos gigantes do estilo de música mais amado em todo o globo pararem o que acontecerá? Indubitavelmente que seu legado permanecerá, porém os shows, os grandes festivais de música manter-se-ão?


Infelizmente Beatles, Led Zeppelin, The Who, Dire Straits, Queen, Janis Joplin, Jimi Hendrix e muitos outros não existem mais, mesmo assim os grandes festivais continuam firmes. Mas pensemos, por quê? Ora, porque ainda há quem seja muito influente, há bandas de grande influência na música, que arrastam massas, que fazem com que você ponha o disco para tocar e pense ‘meu Deus isso é fantástico!’ Refiro-me, obviamente, a Iron Maiden, Judas Priest, Metallica, Motorhead, Whitesnake, AC/DC, Black Sabbath, Scorpions e algumas outras.

Estas bandas, meu amigo, quando estão no palco são motivo de fascinação, idolatria, aplausos, não por tocarem música que o público venera, mas pelo fato de levarem nas costas grande parte da essência do Rock 'N’ Roll, fazerem diretamente parte da história deste estilo. Quem não sente que aquilo não é apenas boa música, como também algo transcendental, algo muito maior que sua existência? Daqui um, dois séculos, as pessoas olharão para trás na história e pensarão ‘por que não nasci quando os gigantes andavam pela terra?’

Eu, infelizmente, não vi Led Zeppelin, Pink Floyd e Beatles nos palcos, mas posso ver ainda Paul McCartney, Jimmy Page, Robert Plant, Roger Waters e David Gilmour fazerem shows solos e caminharem sobre este chão. Suas bandas não mais existem, contudo eles ainda tocam os clássicos que ecoarão até o fim deste mundo. Creio que daqui dez a vinte anos, nada disso haverá, os gigantes estarão definitivamente em extinção e só restará a saudade, clamaremos ‘só mais um show, por favor!’ Além disso, é fato que as décadas de 60 e 70 foram as mais produtivas e mais revolucionárias da história da música e as três bandas citadas acima têm importância imensurável neste quadro.

Dito isto, e os festivais de música? Claro que não estarão extintos, porém shows com mais de 100.000 pessoas estarão, possivelmente, fadados ao fim, pois não há bandas que possam repor a ausência dos grandes, quer seja por falta de genialidade, quer seja por deturparem a essência do rock, quer seja por só repetirem as fórmulas consagradas e sem brilhantismo como um Tony Iommi ou Angus Young possuem de sobra.

As bandas atuais tentam, a mídia dá muita oportunidade, especialmente a MTV, contudo não chegam perto do Motorhead, por exemplo. O rock estaria morrendo? Claro que não. Mas está numa fase em que se sustenta, basicamente, pelos grandes que ainda caminham, fazem shows. Além do mais, num festival de grande porte se não tiver algumas bandas clássicas é um fracasso, por isso que os empresários buscam insistentemente acordos com bandas como Metallica, Iron Maiden, Motorhead, Scorpions, Deep Purple e outras porque elas atraem verdadeiras massas, milhares de pessoas, um festival com bandas desse porte é lucro e marketing certo.

Bandas como Slipknot, Muse, System Of A Down, Bon Jovi, Kings of Leon e etc tentam progressivamente ocupar o vácuo, entretanto é difícil. São essas as bandas cabeça de elenco de festivais no futuro? Podem fazer parte, mas não cabeças, Deus nos livre. Aliás, este ano é ano de Rock In Rio em solo tupiniquim, o Rock In Rio chega à sua quarta edição no Brasil, e aqui estarão Metallica e Motorhead, para minha felicidade. Um dia poderei dizer aos meus filhos que estive num show dos frontman James Heitfield e Lemmy Kilmister, e eles, por sua vez, sentirão pesar de não terem a mesma sorte.

Portanto, aproveitemos os últimos instantes dos gigantes do rock que nos restam. Vá aos shows das grandes bandas! Ora, 250.000 pessoas marcharem para assistir o Iron Maiden no Rock In Rio 3, em 2001, é algo impressionante. Este é o poder dos grandes, das lendas, contudo até quando isso se sustentará? Espero que o máximo possível, enquanto isso procure ir aos shows, aproveitar os momentos finais das carreiras dos grupos clássicos. Nossos filhos e netos continuarão a ouvir Smoke On The Water, Back In Black, Ace Of Spades, Enter Sandman, Love Of My Life, Stairway To Heaven, Sultains Of Wings e infinitos outros clássicos, por isso o rock certamente nunca morrerá, mas a magia que ainda cerca o estilo tenderá a passar, pois a genialidade está escassa.

Nenhum comentário: