O blog TAVERNA DOS PETULANTES é formado por seis amigos, todos estudantes da Turma 85 do curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que tem como intenção escrever sobre variedades, ou seja, um espaço aberto, sem delimitações ou barreiras. Aqui você encontrará de tudo um pouco nas nossas colunas, onde cada um tem a liberdade de escrever sobre o que quiser. Mas nossa principal intenção é aumentar a voz de quem quer falar, não hesitando em nada. Somos jovens e livres, temos que aproveitar esses dois fatores, e temos como principal intenção levar a verdade ao leitor, menos do que isso não é decente. Como a TAVERNA DOS PETULANTES é um espaço aberto, sinta-se a vontade para opinar, criticar, colaborar, corrigir, elogiar (falar mal também), esse espaço é seu, leitor, somos apenas seus humildes e queridos empregados. Desde já agradecemos a todos que nos visitarem.

Para uma melhor visualização do blog não utilize o Internet Explorer, pois ele bloqueia misteriosamente nossa foto de abertura. Obrigado!

Siga-nos no twitter: @ospetulantes

Contato: tavernadospetulantes@gmail.com

quarta-feira, 30 de março de 2011

adeus ALENCAR!

Thomaz Zeferino

Peço licença aos meus amigos para fazer uma justa homenagem a um homem... homem não, a um gigante. É a minha homenagem como mineiro de coração que sou, e principalmente como brasileiro, pois José Alencar não era apenas mineiro, foi um dos poucos homens desse país que puderam se considerar verdadeiros brasileiros.
Décimo primeiro filho de uma família pobre, sustentada pelo pequeno comércio do pai, residente em MURIAÉ-MG. Verdadeiramente um exemplo, e quem achar que eu estou enganado que prove o contrário... infelizmente isso não é possível. Alencar teve que literalmente viver na miséria, teve que batalhar duro, dormir em corredores de hotéis, balconista de loja, mas na visão de uma grande maioria isso tudo, não é motivo para desistir? Obrigado Alencar, por provar o contrário.

Por enquanto não falarei da vida pública deste gigante, como sempre, vou usar um pouco esse espaço para, como se diz, “bater” em alguns medíocres que, passam os dias, passam os anos, estão sempre ocupando as cadeiras de couro do povo. Destino esta “porrada” aos queridos políticos, que mais uma vez se safaram da tão sonhada FICHA LIMPA, pois como se falou, ela não é “constitucional”, pois para o bonde da esplanada constitucional é roubar, fraudar, extorquir, manipular, mentir...(não vou continuar, porque se não daqui a pouco começam os palavrões ). Bom, hoje, o planalto parou, parou por aquele que ensinou aos honestos como serem honestos, mesmo em terreno de hienas, e que devia causar muita inveja e medo nos que assinam “corrupto” (ou maluf, ou barbalho, ou roriz, ou collor – deixarei as letras iniciais minúsculas pois estes realmente são ínfimos, minúsculos) no nome. O planalto pára por qualquer coisa, mas em muitos anos, foi a primeira vez que vi um motivo decente para encerrar o expediente.
Alencar começou tarde a vida partidária, com mais de 60 anos. Em 1994 disputou o governo de Minas contra Eduardo Azeredo e Hélio Costa, acabou ficando em terceiro lugar(meu Deus, mas como se diz, aqui se faz, aqui se paga, e até hoje estamos pagando por nossas péssimas escolhas, mas chego a conclusão de que Minas não merece um governador decente, ainda mais depois de Aécio Neves, e, até agora atuando de forma inexpressível, o peixe de Aécio, Anastasia). Em 1998 foi eleito para o Senado. Durante a vida pública buscou principalmente uma forma de melhorar as relações entre os trabalhadores e o empresariado. Foi vice-presidente nos dois mandatos de Lula, onde combateu as taxas altas de juros que estamos mais que acostumados a conviver com elas, além de ter sido Ministro da Defesa. Também teve sua conduta questionada, ao se ver envolvido em um processo de paternidade, que ganhou lógico, o foco da mídia(enquanto a galera tava lá roubando e ninguém falando nada). Minha humilde opinião: sua conduta nesse fato, nada mais reforçou o que sempre foi, um homem de opinião e extrema sensatez.
Alencar sofria desde 2006 com um Sarcoma (neoplasia maligna que atinge os tecidos conjuntivos), e desde então enfrentou incríveis 17 CIRURGIAS!(a persistência em crescer na vida se refletiu na persistência em viver). Em 1997 venceu a luta contra o câncer de rim estômago, e em 2002, contra o de próstata. Um dos seus últimos desejos foi o de assistir à posse de Dilma, mas foi impedido pelos médicos.
Hoje, enquanto assistia ao jornal ouvi frases de Alencar que me emocionaram, e as compartilho com vocês: ao citar Sócrates “Assim como vocês eu não conheço a morte, então não tenho medo dela, tenho medo da desonra”. “Eu não estou entregue, estou entregue como sempre estive, às mãos de Deus”. “Ta todo mundo rezando pra mim, todo mundo torcendo a meu favor, se eu morrer agora ta bom demais, eu não posso me queixar, mas eu tenho que fazer a minha parte, então estou lutando para não morrer”.
Vá em paz!

Nenhum comentário: